Um grupo formado pelos docentes Ana Claudia Duarte Cardoso e José Júlio Ferreira Lima e dez alunos - cinco alunos do PPGAU, quatro alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, da FAU/UFPA, e uma doutoranda do NAEA participam do Curso Intensivo para Estudantes parte do Projeto CARE ERASMUS+, realizado em Medellín, Colômbia, entre 5 a 14 de março. O Projeto é financiado pela Agência da Comunidade Europeia, na modalidade ERASMUS+ e tem como objetivo enfrentar as questões ligadas a resiliência e adaptação de cidades, no contexto atual de mudanças climáticas. O projeto tem como objetivo promover habilidades interdisciplinares de equipes de Instituições de Ensino Superior e seus alunos por meio do desenvolvimento de abordagens educacionais inovadoras para o planejamento. Outro objetivo é trazer a aplicação do conceito de resiliência, e a adaptação às mudanças climáticas  para o centro do debate da gestão urbana municipal, através da  capacitação de alunos de graduação e pós-graduação, visando a incorporação desses temas nos currículos das IES e do treinamento de profissionais e técnicos para a construção de políticas de resiliência. Ao longo do desenvolvimento do projeto observou-se que há grande necessidade de fomento desses temas nos cursos de graduação em universidades latino americanas, de capacitação de profissionais que atuam nos setores público e privado sobre o assunto, e de ampliação da discussão para além de áreas que já contam com grande expertise sobre o tema (tais como a geologia, climatologia e o sensoriamento remoto) especialmente para o planejamento do território e gestão das cidades. Os produtos da iniciativa estão disponíveis para livre acesso através do site www.erasmus-care.eu.